O início da primavera é o momento perfeito para experimentar um banho frio. Aqui estão algumas razões pelas quais você deveria. Desligue a caldeira, coloque a panela de lado e aproveite.
Frio ativa a gordura marrom, ajudando você a emagrecer
Existem dois tipos de gordura em nosso corpo – gordura branca e gordura marrom. A primeira são as pregas e a segunda é a zona das costas e pescoço, desenhada para te manter quente. Quando o corpo esfria, a gordura marrom começa a derreter e liberar calor. Assim que suas reservas acabarem, você já estará aquecido para o seu depósito. Como resultado, a perda de peso ocorre mais rapidamente.
Enérgico
A verdade é que, quando nosso corpo fica muito frio, ele recebe um pedido de socorro e aciona todos os recursos para vir em seu socorro. Portanto, todas as células estão envolvidas no processo de aquecimento – essa agitação de “choque” é muito útil e aumenta a energia. Como disse Dave, forçar-se a se molhar nos primeiros quatro dias pode ser difícil, mas você não conseguirá viver sem esse ritual matinal.
Saiba: 5 Dicas infalíveis para emagrecer rápido-Soficia
Fortalecer o sistema imunológico
Quanto mais frio você estiver, mais resistente você fica aos resfriados – então mesmo a menor corrente de ar não o levará para baixo com o nariz escorrendo em nenhum momento.

Ajudar a combater o estresse
A água fria pode animar você – não importa o quão louco isso pareça. Ativa o sistema nervoso simpático e aumenta os níveis de beta-endorfina e norepinefrina no sangue. Não se concentre em termos. A coisa mais importante a lembrar é que esses indicadores podem “matar” a ansiedade e ajudar a combater a depressão. Além disso, por causa do frio, nossos corpos enviam uma enxurrada de impulsos elétricos ao cérebro, que também podem atuar como antidepressivos. Essa hipótese foi proposta e comprovada em 2008 por Nikolai Shevchuk, da Escola de Medicina da Universidade da Virgínia. De bom humor, basta mergulhar em água fria por dois minutos por dia.
Restaurar músculo
Você sem dúvida já viu pelo menos um vídeo de um atleta pulando no gelo – tudo para aliviar a tensão muscular após um treino extenuante. Um banho frio também pode ajudar com esse problema. Em 2009, uma equipe de cientistas da Finlândia realizou um estudo envolvendo mais de 360 pessoas – todas mergulharam na água fria após o exercício e os especialistas estudaram o efeito da temperatura no corpo. Acontece que, se você tomar um banho frio – por vinte minutos -, esquecerá a dor muscular que sentiu no dia do treino.
Confira: 5 Dicas para ter um estilo de vida saudável
limpeza química
Não é só endurecer. Há muito menos produtos químicos na água fria – e é claro que estamos falando de morar em uma cidade e usar um sistema público de água. Os reagentes são adicionados à água quente para evitar escamação e corrosão dos tubos – portanto, essas medidas são desnecessárias para água fria. Normalmente, o Siliphos é usado para esta tarefa. São bolas com polifosfatos – não tornam a água marrom, mas transparente, mas ao mesmo tempo causam inchaço na pessoa. O silicato de sódio é adicionado ao polifosfato – pode causar coceira. Agentes clorados também são permitidos por lei – escusado será dizer que eles ressecam a pele e não têm um efeito muito benéfico em todo o corpo. Claro, eles são usados no contexto de padrões quantitativos, mas isso não torna as substâncias mais úteis.