Melhores remédios caseiros para alergias
Alergias sazonais (febre do feno, febre do feno) – uma reação exagerada do sistema imunológico ao pólen das plantas (danos ao próprio tecido). Geralmente, ocorre na primavera e no verão, e menos frequentemente no outono. Nessas épocas do ano, arbustos, árvores e gramíneas polinizados pelo vento florescem. O pólen microscópico transportado pelo vento atinge a pele e as mucosas da pessoa alérgica e provoca uma reação inflamatória, seguida de sintomas desagradáveis.
Como se proteger de alergias, quando consultar um médico e em quais remédios caseiros para alergia você pode confiar – informamos neste artigo.

O que é uma reação alérgica?
Dependendo da localização (“localização”) do processo inflamatório, as reações são divididas em vários tipos:
- Formas de pele (dermatite alérgica);
- Formas respiratórias (rinite alérgica, faringite, laringite, bronquite e asma brônquica);
- Manifestações oftálmicas (conjuntivite, blefarite, ceratite).
Em alguns casos, no caso da febre do feno, há também uma forma cruzada de alergia alimentar à medida que os sintomas gastrointestinais se desenvolvem. Por exemplo, se você é alérgico ao pólen de bétula – avelãs, maçãs, pêssegos e cenouras; ao reagir a grãos – azeda; ao reagir ao absinto – frutas cítricas, sementes de girassol, mel . Neste caso, ocorrem os sintomas de gastrite alérgica – dor abdominal, náusea, diarréia.
Confira: Como lidar com alergias em casa 2023
Sintomas de alergia sazonal
As membranas mucosas da boca e do nariz possuem macrófagos – células imunes que são ativadas quando patógenos (pólen) entram nelas e desencadeiam uma resposta imune que leva à inflamação. A apresentação da febre do feno varia amplamente de acordo com a idade, tipo e gravidade da reação e duração da patologia.
- Formas de pele – vermelhidão, coceira, inchaço, bolhas ou bolhas, dermatite, erupção cutânea com coceira (“urticária”) em certas áreas da pele.
- Na forma oftálmica – vermelhidão dos olhos, sensibilidade à luz, coceira e ardor, lacrimejamento, inchaço.
- Forma Respiratória – Congestão nasal e coriza intensa com muco líquido claro, tosse ou dor de garganta, dificuldade em respirar, tosse seca, espirros prolongados, muco escorrendo pela parte posterior da garganta (“gotejamento pós-nasal”), engasgos, “chiado” no peito .
Comparando os sintomas, você pode ver que a forma respiratória das alergias sazonais é muito semelhante à SARS, o resfriado comum, e é por isso que muitos pacientes demoram a procurar atendimento médico – às vezes por muitos anos.
Se nenhuma ação for tomada, as reações alérgicas podem se intensificar e levar a sintomas mais perigosos – sinusite (sinusite), faringite, faringite, laringite. Além disso, começam a aparecer sinais de mal-estar geral: letargia, fraqueza, ineficiência, fadiga, dor de cabeça, insônia, sudorese, febre.
Os sintomas mais perigosos (mas raros) são asma brônquica atópica, dermatite atópica, edema de Quincke, síndrome de Melner e aracnoidite alérgica.
O que causa alergias sazonais?
O alérgeno mais comum na Rússia é o pólen de plantas transportadas pelo vento, pequenas partículas que entram facilmente no trato respiratório. Na maioria das vezes são:
- árvores (segunda metade da primavera) — bordos, carvalhos, amieiros, bétulas, tílias, choupos, aveleiras;
- Cereais (final da primavera/início do verão) – aveia, cevada, centeio, trigo, capim-pena, capim-sofá, capim-timothy, ouriço, azevém;
- Ervas daninhas, ervas daninhas (final do verão – início do outono) – quinoa, ambrósia, absinto.
O mito de que o álamo pode causar alergias no final da primavera está enraizado em nossa cultura, mas não é totalmente verdade. Down não é pólen, é enchimento. Além disso, seu tamanho não permite que ele entre nas vias aéreas. No entanto, ainda carrega um sério risco de alergia: em seu estado úmido, a penugem do álamo pode prender e transferir o pólen de outras plantas.
Alérgico a poeira. Tratar com remédios populares ou ir ao hospital?
Embora estejamos acostumados a pensar nas alergias como uma condição bastante cotidiana e comum, o dano que elas podem causar ao corpo não deve ser subestimado. Quando o primeiro sintoma (anafilaxia) ocorrer, você deve consultar um médico em vez de prescrever uma receita (inclusive de acordo com as instruções da Internet). A decisão mais correta e segura é sempre ir ao hospital, com a ajuda de profissionais que irão prescrever exames para você, ajudar a identificar alérgenos e prescrever um plano de tratamento abrangente com a ajuda de medicamentos prescritos individualmente. Estes são geralmente anti-histamínicos tópicos (colírios e nasais, sprays e soluções nasais, géis e cremes para a pele) e AINEs sistêmicos e hormônios (corticosteróides).
Os remédios populares podem ser aliados eficazes no combate às alergias, mas apenas se não substituirem os medicamentos. O uso imprudente de conselhos da internet pode não apenas falhar, mas também piorar a condição do paciente. No entanto, remédios caseiros para alergias podem ser uma boa opção para aliviar os sintomas e reduzir o desconforto.
Mas antes de passarmos para receitas e conselhos “caseiros”, vamos definir as condições sob as quais a medicina tradicional é impotente:
- Edema de Quincke (urticária gigante) – inchaço maciço da pele, membranas mucosas e gordura subcutânea;
- O choque anafilático é uma reação alérgica aguda imediata que ocorre quando um paciente é exposto a um alérgeno;
- A asma brônquica é uma doença respiratória com broncoespasmo.
Cada uma dessas situações extremamente perigosas requer cuidados médicos profissionais urgentes. Não se automedique ou se pergunte como se livrar de alergias em casa – vá agora ao hospital.
Rinite alérgica. Tratamentos alternativos e aconselhamento.

Se estamos falando especificamente de alergias ao pólen de plantas, o remédio popular mais popular e eficaz é o procedimento de lavagem (garganta e nasofaringe), que ajuda a reduzir a quantidade de muco. Normalmente, água morna com sal (meia colher de chá por xícara de água) ou água morna é suficiente. A solução é injetada no nariz usando uma seringa de uso único (remova a agulha, é claro), um bule especial (“neti”) ou uma garrafa macia. É muito importante manter o recipiente limpo e fervê-lo regularmente.
Um remédio bastante seguro para uma alergia à floração é uma preparação à base de plantas que pode ser preparada e aquecida para consumo. Eles não apenas ajudam com os sintomas de alergia, mas muitas vezes são úteis para o corpo: suavizam as vias aéreas, aliviam os espasmos e têm propriedades anti-inflamatórias e sedativas. Nunca compre uma taxa “fora de mão” – apenas na farmácia.
Relacionado: O que é um estilo de vida saudável
Decocção de casca de viburno para ajudar a tratar a rinite alérgica: Despeje em água fervente (duas colheres de sopa por xícara de água), aqueça no fogo por 30 minutos, retire do fogão e deixe descansar por mais 30 minutos – esfriar e infundir. Coe , diluído com fervura água (se o sabor for muito especial), beba meia xícara – duas vezes ao dia após as refeições.
Dermatite alérgica. Como aliviar as alergias de coceira em casa?
O tratamento mais fácil e gratuito para a dermatite atópica é um banho frio, que contrai os vasos sanguíneos e reduz a quantidade de alérgenos liberados pelos poros. Além disso, um banho frio pode aliviar a coceira. Sim, nem todo mundo está pronto para esses procedimentos – se você luta para tomar um banho frio várias vezes ao dia, basta aplicar uma compressa fria na área inflamada. Basta trazer uma toalha limpa umedecida com água fria ou um saco plástico cheio de cubos de gelo.
Outra maneira barata de combater a coceira alérgica é o vinagre de maçã, que possui propriedades antibacterianas, antissépticas e antifúngicas. Basta umedecer um pano limpo com algumas gotas de vinagre e aplicá-lo na área inflamada. O vinagre deve ser orgânico e não filtrado. Melhore Exchange
Além disso, o azeite comum, que contém vitamina E e antioxidantes, é considerado um bom remédio anti-coceira e hidrata a pele.
Uma das formas clássicas de tratar reações alérgicas na pele é a fitoterapia. Por exemplo, camomila, cuja decocção pode ser aplicada (usando uma compressa) na área afetada da pele ou adicionada ao banho. Além disso, a decocção pode ser usada como enxaguatório bucal para o nariz e a garganta, bem como para ingestão com dores de estômago.
Como Emagrecer com Saúde
Outro remédio herbal eficaz é uma série de três partes (banho, compressa, lavagem), orégano (loção), celandine (banho, loção), aloe vera em forma de gel, creme ou suco fresco (loção), folhas de hortelã (aplicadas e ligadas para o local afetado).
Higiene doméstica para alérgicos
Simples conselhos diários que os alérgicos devem seguir podem reduzir significativamente o número de surtos de alergia. Aqui estão alguns deles:
- Organize regularmente uma limpeza úmida completa da casa. Aspiração limpa e de alta potência, lava todas as superfícies.
- Use capas de poeira para fronhas, colchões e móveis estofados. São mais fáceis de limpar regularmente;
- Se houver crianças em casa, lave os brinquedos de pelúcia regularmente;
- Roupa de cama (colchas e almofadas) com enchimentos sintéticos em vez de penas;
- Se possível, instale desumidificadores nos banheiros e cozinhas; se aparecer mofo, remova-o com produtos químicos especiais;
- Mantenha a temperatura da casa um pouco mais fria – 20-22 graus;
- Use um ambientador.
Além disso, pode ser útil para quem sofre de alergias introduzir alguns hábitos simples em suas vidas: gargarejar (infusão de ervas ou água fervida) com mais frequência quando voltar da rua, trocar de roupa com mais frequência e tomar banho pelo menos uma vez por dia, e de preferência várias vezes ao dia. Ventile regularmente todos os cômodos da casa.
Esperamos que estas recomendações simples o ajudem a suportar condições alérgicas com mais facilidade e conforto e forneçam ajuda eficaz com alergias em casa. E, por favor, não deixe de consultar um médico se você se sentir pior ou não ver nenhuma melhora.