O que é HIV e AIDS?
O HIV é o vírus que causa a AIDS. Isso danifica seu sistema imunológico para que você fique doente com mais facilidade. O HIV é transmitido através do sexo, mas os preservativos podem protegê-lo
O HIV é uma infecção que pode levar à AIDS.
HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana. É um vírus que destrói certas células do seu sistema imunológico (a defesa do seu corpo contra doenças que o ajuda a se manter saudável). Quando o HIV danifica seu sistema imunológico, é mais fácil ficar doente e até morrer de infecções que seu corpo normalmente combateria.
Cerca de 1,1 milhão de pessoas nos EUA vivem com HIV e mais de 38.000 novas infecções ocorrem a cada ano. A maioria das pessoas com HIV não apresenta sintomas por muitos anos e se sente perfeitamente bem, então elas podem nem saber que têm o vírus.
Leia Também: 20 Dicas para se manter saudável
Uma vez que você tenha HIV, o vírus permanece em seu corpo por toda a vida. Não há cura para o HIV, mas a medicação pode ajudá-lo a se manter saudável. Os medicamentos para o HIV reduzem ou até impedem suas chances de espalhar o vírus para outras pessoas. Estudos mostram que usar o tratamento para o HIV conforme as instruções pode reduzir a quantidade de HIV no sangue o suficiente para que não apareça em um teste – quando isso acontece, você não pode transmitir o HIV por meio do sexo.
O tratamento é muito importante (por isso é tão importante fazer o teste). Sem tratamento, o HIV pode levar à AIDS. Mas com a medicina, as pessoas com HIV podem viver vidas longas e saudáveis e evitar que o HIV se espalhe para outras pessoas.
Qual a diferença entre HIV e AIDS?
O HIV é o vírus que causa a AIDS. AIDS significa Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. HIV e AIDS não são a mesma coisa. E as pessoas com HIV nem sempre têm AIDS.
O HIV é um vírus que é transmitido de pessoa para pessoa. Com o tempo, o HIV destrói um importante tipo de célula do sistema imunológico (chamado células CD4 ou células T) que ajudam a protegê-lo contra infecções. Quando você não tem o suficiente dessas células CD4, seu corpo não consegue combater as infecções da maneira normal.
A AIDS é uma doença causada pelo dano que o HIV causa ao seu sistema imunológico. Você pega AIDS quando contrai infecções perigosas ou tem uma contagem de células CD4 superbaixa. A AIDS é o estágio mais grave do HIV e eventualmente leva à morte.
Sem tratamento, geralmente leva cerca de 10 anos para alguém com HIV desenvolver AIDS. O tratamento retarda os danos causados pelo vírus e pode ajudar as pessoas a permanecerem saudáveis por décadas.
Como você pega o HIV?
O HIV é transmitido no sêmen, fluidos vaginais, muco anal, sangue e leite materno. O vírus entra em seu corpo através de cortes ou feridas na pele e através de membranas mucosas (como o interior da vagina, o ânus e a abertura do pênis). Você pode se infectar com o HIV:
- fazer sexo vaginal ou anal
- compartilhamento de agulhas ou seringas para injeção de drogas, piercings, tatuagens, etc.
- ficar preso com uma agulha que contém sangue infectado pelo HIV
- obter sangue, sêmen (sêmen) ou fluidos vaginais infectados com HIV em cortes ou feridas abertas no corpo
O HIV geralmente é transmitido através de relações sexuais desprotegidas. Usar preservativos e/ou protetores bucais toda vez que fizer sexo e não compartilhar agulhas pode ajudar a proteger você e seus parceiros do HIV. Se você tem HIV, o tratamento pode reduzir ou mesmo interromper suas chances de espalhar o vírus para outras pessoas durante o sexo. Se você não tem HIV, também existe um medicamento diário chamado Prep. que pode protegê-lo do HIV.
Saiba: Quais alimentos que deve comer quando está doente
O HIV também pode ser transmitido para crianças durante a gravidez, parto ou amamentação. Uma mulher grávida com HIV pode tomar medicamentos que reduzirão muito a chance de seu bebê contrair o HIV.
O HIV não é transmitido pela saliva (cuspir), então você NÃO PODE contrair o HIV beijando, compartilhando comida ou bebida, ou usando o mesmo garfo ou colher. O HIV também não é transmitido por abraços, mãos dadas, tosse ou espirro. E você não pode pegar HIV do assento do vaso sanitário.
Há muito tempo, algumas pessoas contraíram o HIV por meio de transfusões de sangue infectadas. Mas agora é totalmente seguro doar ou receber sangue em centros médicos. Médicos, hospitais e centros de doação de sangue não usam agulhas mais de uma vez, e o sangue doado é testado para HIV e outras infecções.