Malária
A malária é causada por parasitas que entram no corpo através da picada de um mosquito infectado. Esta doença às vezes fatal é encontrada em lugares quentes e úmidos como a África.
O que é a malária?
A malária é uma doença grave que se espalha quando você é picado por um mosquito infectado com minúsculos parasitas. Quando pica, o mosquito injeta parasitas da malária em sua corrente sanguínea. A malária é causada por parasitas, não por um vírus ou tipo de bactéria.
Se não for tratada, a malária pode causar sérios problemas de saúde, como convulsões, danos cerebrais, problemas respiratórios, falência de órgãos e morte.
Essa doença é rara no Brasil, com cerca de 2.000 casos por ano. Se você estiver viajando para uma área onde a malária é comum, converse com seu médico sobre as formas de prevenir a infecção. As pessoas infectadas que viajam para os Estados Unidos podem transmitir a doença se forem picadas por um mosquito que pica outra pessoa.
Quão comum é a malária?
A malária é comum em áreas tropicais onde é quente e úmido. Em 2020, foram notificados 241 milhões de casos de malária em todo o mundo, com 627.000 mortes por malária. A maioria desses casos ocorre na África e no sul da Ásia.
Onde a malária geralmente ocorre?
A malária é encontrada em todo o mundo e é mais comum em países em desenvolvimento e áreas com altas temperaturas e alta umidade, incluindo:
- África.
- América Central e do Sul.
- República Dominicana, Haiti e outras áreas do Caribe.
- Europa Oriental.
- Sul e sudeste da Ásia.
- Ilhas no Oceano Pacífico Central e Sul (Oceania).
Quem pode pegar malária?
Qualquer pessoa pode contrair malária, mas as pessoas que vivem na África correm maior risco de infecção do que outras. Crianças pequenas, idosos e mulheres grávidas correm maior risco de morrer de malária. As pessoas que vivem na pobreza e não têm acesso aos cuidados de saúde são mais propensas a desenvolver complicações da doença.
Saiba: O que é HIV e AIDS – Soficia
Mais de 90% das mortes por malária ocorrem na África, e quase todos os que morrem são crianças pequenas. Mais de 80% das mortes por malária na região em 2020 envolveram crianças menores de 5 anos.
O que causa a malária?
Quando um mosquito pica alguém com malária, o mosquito fica infectado. Quando esse mosquito pica outra pessoa, ele transfere o parasita para a corrente sanguínea da outra pessoa. Os parasitas se multiplicam lá. Existem cinco tipos de parasitas da malária que podem infectar humanos.
Em casos raros, as pessoas grávidas e com malária podem transmitir a doença para seus bebês antes ou durante o parto.
É possível, mas improvável, que a malária se espalhe por meio de transfusões de sangue, doações de órgãos e agulhas de injeção.
Quais são os sinais e sintomas da malária?
Os sinais e sintomas da malária são semelhantes aos da gripe. Eles contém:
- Febre e sudorese.
- Um friozinho que sacode todo o seu corpo.
- Dores de cabeça e dores musculares.
- Fadiga.
- Dor no peito, problemas respiratórios e tosse.
- Diarréia, náusea e vômito.
À medida que a malária piora, pode causar anemia e icterícia (amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos).
A forma mais grave de malária, que pode evoluir para coma, é conhecida como malária cerebral. Este tipo representa cerca de 15% das mortes de crianças e quase 20% das mortes de adultos.
Quando os sintomas começam se você estiver infectado com malária?
Os sintomas da malária geralmente aparecem 10 dias a um mês depois que uma pessoa é infectada. Dependendo do tipo de parasita, os sintomas podem ser leves. Algumas pessoas não se sentem mal por até um ano após uma picada de mosquito. Às vezes, os parasitas podem viver no corpo por vários anos sem causar nenhum sintoma.
Alguns tipos de malária podem recorrer dependendo do tipo de parasita. Os parasitas ficam dormentes no fígado e são liberados na corrente sanguínea anos depois. Os sintomas recomeçam quando os parasitas começam a circular.
Como a malária é diagnosticada?
Seu médico irá examiná-lo e perguntar sobre seus sintomas e histórico de viagens. É importante compartilhar informações sobre os países que você visitou recentemente para que seu provedor entenda claramente seu risco.
Seu provedor coletará uma amostra de seu sangue e a enviará a um laboratório para verificar se há parasitas da malária. Um exame de sangue informará ao seu médico se você tem malária e também determinará o tipo de parasita que está causando seus sintomas. Seu provedor usará essas informações para determinar o tratamento correto.
Como a malária é tratada?
É importante iniciar o tratamento para a malária o mais cedo possível. Seu provedor irá prescrever medicamentos para matar o parasita da malária. Alguns parasitas são resistentes aos medicamentos contra a malária.
Veja: 20 Dicas para se manter saudável
Alguns medicamentos são administrados em combinação com outros medicamentos. O tipo de parasita determinará que tipo de medicamento você toma e por quanto tempo.
Antimaláricos incluem:
- Drogas de artemisinina (arteméter e artesunato). O melhor tratamento para a malária por Plasmodium falciparum, quando disponível, é a terapia combinada de artemisinina.
- Atovachon (Mepron®).
- cloroquina. Existem parasitas que são resistentes a esta droga.
- Doxiciclina (Doxy-100®, Monodox®, Oracea®).
- mefloquina.
- Quinina.
- Primaquina.
Os remédios podem curá-lo da malária.
Quais são os efeitos colaterais dos medicamentos contra a malária?
Antimaláricos podem causar efeitos colaterais. Certifique-se de informar o seu médico sobre quaisquer outros medicamentos que esteja tomando, pois os antimaláricos podem interferir com eles. Dependendo do medicamento, os efeitos colaterais podem incluir:
- Problemas gastrointestinais (GI), como náuseas e diarreia.
- Dores de cabeça.
- Maior sensibilidade à luz solar.
- Insônia e sonhos perturbadores.
- Transtornos mentais e problemas de visão.
- Zumbido nos ouvidos (zumbido).
- Convulsões.
- Anemia.
Posso prevenir a malária?
Se você planeja morar temporariamente ou viajar para uma área onde a malária é comum, converse com seu médico sobre tomar medicamentos para prevenir a malária. Você precisará tomar medicação antes, durante e após a sua estadia. Os medicamentos podem reduzir significativamente a probabilidade de contrair malária. Esses medicamentos não podem ser usados para tratar se você desenvolver malária apesar de tomá-los.
Você também deve tomar precauções para evitar picadas de mosquito. Para reduzir suas chances de contrair malária, você deve:
- Aplique repelente de mosquitos com DEET (dietiltoluamida) na pele exposta.
- Pendure mosquiteiros acima das camas.
- Coloque redes nas janelas e portas.
- Trate roupas, mosquiteiros, barracas, sacos de dormir e outros tecidos com um repelente de insetos chamado permetrina.
- Use calças compridas e mangas compridas para cobrir a pele.
Existe vacina contra a malária?
Existe uma vacina para crianças que foi desenvolvida e testada em Gana, Quênia e Malawi em um programa piloto. A vacina RTS, S/AS01 é eficaz contra a malária por Plasmodium falciparum, que causa doença grave em crianças.
Outros programas estão trabalhando para desenvolver uma vacina contra a malária.
Thanks for your marvelous posting! I seriously ejoyed reading
it, you couhld be a great author. I will always bookmark your
blog and will eventually come back very soon. I want to encouage
you to ultimately continue your great writing, have a nice day!
my blog – Milo
thanks for the comment