conheça os nutrientes para uma pele saudável, sua pele necessita do equilíbrio certo de nutrientes para desempenhar a sua função principal: uma barreira que protege o resto do seu corpo dos agressores externos. Para ajudar sua pele a ter uma aparência, função e sensação de saúde, alimente-a adequadamente por dentro.
Gordura saudável
É assim que sua pele “brilha”. Pouca gordura em sua dieta pode deixar sua pele enrugada e seca.
Concentre-se em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas de nozes, sementes e plantas como abacates, bem como peixes. Eles ajudam a sua pele a ficar hidratada, firme e macia, e são melhores para o coração do que as gorduras saturadas.
Os ácidos graxos ômega-3 são gorduras poliinsaturadas que seu corpo não pode produzir, mas precisa construir paredes celulares. Eles também bloqueiam os produtos químicos que causam o crescimento e a disseminação do câncer de pele e podem reduzir a inflamação.
Proteína
Seu corpo converte as proteínas que você come em blocos de construção chamados aminoácidos e os reaproveita para produzir outras proteínas, incluindo colágeno e queratina, que compõem a estrutura da sua pele. Os aminoácidos também ajudam a esfoliar a pele velha.
Leia Também: O que é uma dieta cetogênica
Alguns aminoácidos são antioxidantes que protegem as células da pele dos danos dos raios ultravioleta e dos “radicais livres” produzidos quando o corpo decompõe certos alimentos ou fumos.
Vitamina A
A vitamina A é necessária nas camadas superior e inferior da pele. Parece proteger contra os danos causados pelo sol, bloqueando o processo de quebra do colágeno. Como é um antioxidante, pode proteger sua pele de queimaduras solares (embora não seja tão eficaz quanto usar protetor solar). Ele ajuda as glândulas sebáceas ao redor dos folículos pilosos a funcionar e também pode ajudar a curar cortes e arranhões, especialmente se você estiver tomando esteroides para reduzir a inflamação. Sem vitamina A suficiente, sua pele pode ficar seca, com coceira ou irregular.
Vitamina C
Pense em “C” para colágeno: essa vitamina ajuda as teias de proteínas retorcidas a manterem sua forma. É também um poderoso antioxidante que protege contra os radicais livres e pode reduzir suas chances de câncer de pele. Baixos níveis de vitamina C podem levar a hematomas e sangramento das gengivas e retardar a cicatrização de feridas.
Vitamina E
Este agente antioxidante e anti-inflamatório também absorve a energia UV, que pode danificar a pele e causar rugas, flacidez e câncer de pele. Ele trabalha com a vitamina C para fortalecer as paredes celulares.
Zinco
As camadas externas da pele contêm cinco vezes mais desse mineral do que as camadas inferiores. O zinco ajuda a curar a pele após uma lesão. É necessário para manter as paredes celulares estáveis e permitir que as células se dividam e se especializem à medida que crescem.
Confira: O que é Nutrição e Dietética
Devido à forma como o zinco atua em outros metais do corpo, como ferro e cobre, ele protege a pele dos raios ultravioleta. Também atua como antioxidante.
Muito pouco zinco pode fazer com que pareça eczema, mas a coceira não melhora quando você coloca hidratantes e cremes esteróides.
Selênio
O selênio é um mineral que ajuda certos antioxidantes a proteger sua pele dos raios UV. A deficiência de selênio tem sido associada a uma maior chance de câncer de pele.
Alimentos e suplementos

Em geral, frutas e vegetais são boas escolhas porque contêm vitaminas e outros antioxidantes que não danificam a pele.
Alguns alimentos contêm mais de um nutriente para a pele, o que geralmente os ajuda a funcionar melhor:
- Peixe gordo (salmão, sardinha, atum): proteína, ômega-3, selênio
- Folhas verdes escuras (couve, espinafre, couve): vitaminas A, C e E; ômega 3; proteína – o espinafre é mais rico em selênio
- Ovos: proteína, vitaminas A e E, selênio, zinco
- Linhaça: ômega-3, selênio
Saiba: 5 Passos para um estilo de vida saudável
- Leguminosas (lentilhas, grão-de-bico): proteína, zinco
- Abacates: gorduras saudáveis, vitaminas C e E
- Azeite Virgem Extra: Gorduras Saudáveis, Vitamina E
Converse com seu médico se estiver preocupado por não estar recebendo o suficiente desses nutrientes essenciais em sua dieta para garantir que os suplementos não afetem sua saúde. O óleo de peixe, por exemplo, é uma fonte de ômega-3, mas pode não ser uma boa ideia tomá-lo se você estiver tomando anticoagulantes ou tiver um sistema imunológico enfraquecido. Os suplementos de zinco podem reduzir a eficácia de alguns antibióticos.