Conheça Doenças causadas por enchentes e inundações as chuvas e enchentes podem disseminar doenças como doenças fúngicas, hepatite e leptospirose, pois os agentes infecciosos se espalham mais facilmente. Portanto, você deve evitar o contato com a água, principalmente durante as enchentes.
No entanto, se a exposição a esta água for extremamente necessária, para limpar a casa, ou para recolher objectos, deverá usar botas de plástico impermeáveis, ou cobrir as mãos e os pés com 2 ou 3 sacos de plástico, um em cima do outro, e prender prenda-os aos seus pulsos com fita adesiva forte e saltos altos.
Chuvas e alagamentos também podem propiciar a proliferação do mosquito da dengue, para se proteger você deve usar repelente de insetos diariamente e nunca deixar água parada para evitar a proliferação do mosquito.
Principais doenças
As principais doenças transmitidas pela exposição à chuva ou enchentes são:
1. Leptospirose
A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira que pode ser encontrada nas fezes e urina de animais infectados, principalmente ratos. Portanto, no caso de chuvas e enchentes, a urina e as fezes contaminadas com bactérias podem se espalhar facilmente e atingir as mucosas ou feridas na pele das pessoas, fazendo com que ocorra a infecção.
Saiba: Quais alimentos que deve comer quando está doente
A leptospirose não é transmitida de pessoa para pessoa, mas apenas pelo contato com fezes ou urina de animais infectados com a bactéria, como ratos, gatos, cachorros, porcos e vacas. Saiba como pegar leptospirose.
Principais sintomas: Os sintomas da leptospirose variam de pessoa para pessoa, podendo ocorrer, por exemplo, febre alta, perda de apetite, calafrios, vômitos e diarreia. Em alguns casos, sinais de exacerbação e complicações como insuficiência renal, alterações na circulação sanguínea e insuficiência hepática podem aparecer cerca de 3 a 7 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.
Como funciona: A leptospirose é tratada com medicamentos caseiros para aliviar os sintomas, como o paracetamol. Além disso, é recomendável descansar mais durante o dia e beber bastante água. Dependendo da gravidade de seus sintomas, seu médico também pode recomendar antibióticos, como doxiciclina e penicilina. Conheça os tratamentos para leptospirose.
2. Cólera
A cólera é uma doença entérica contagiosa causada pela ingestão da bactéria Vibrio cholerae, que se encontra na água e nos alimentos contaminados com fezes humanas ou animais. Como resultado, a doença é mais comum em ambientes sem água encanada ou sistemas de saneamento básico.
Principais sintomas: Os sintomas da cólera aparecem 2 a 5 dias após a exposição ao germe.Os principais sintomas são diarréia intensa, náuseas e vômitos persistentes, fadiga excessiva, desidratação e batimentos cardíacos acelerados.
Como tratar: Como o principal sintoma associado ao cólera é a diarreia grave, os pacientes são aconselhados a beber bastante líquido durante o dia para evitar a desidratação. Os médicos geralmente recomendam antibióticos apenas em casos mais graves para eliminar as bactérias mais rapidamente, e podem ser necessários doxiciclina ou azitromicina.
3. Malária
A malária é uma doença comum em regiões de clima quente como o Brasil, e a incidência pode aumentar durante a estação chuvosa. Isso pode ser devido ao acúmulo de água em alguns locais após a chuva, o que favorece a proliferação de mosquitos.
Principais Sintomas: Os sintomas da malária costumam aparecer de 8 a 14 dias após a picada de uma fêmea do mosquito do gênero Anopheles, o parasita Plasmodium, e causam febre, náuseas, vômitos, dores musculares, fraqueza, muitas vezes cansaço e amarelecimento do corpo, como pele e olhos. Episódios periódicos de sintomas de malária são comuns.
Leia: Como meditar em casa – 5 Ideias para começar
Como tratar: Quando a malária é reconhecida e tratada rapidamente, é possível alcançar a cura e evitar complicações. O tratamento geralmente inclui medicamentos antimaláricos, como cloroquina e primaquina. Além disso, é importante não consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento e repouso.
4. Micose
Micose é uma doença de pele causada por fungos que podem aparecer após a chuva devido à umidade. Os fungos geralmente prosperam em ambientes úmidos e menos limpos. Assim, por exemplo, quando você usa sapatos com meias em um dia chuvoso, é mais provável que fungos cresçam se os pés não estiverem devidamente secos.
Principais sintomas: Os sintomas da micose diferem consoante o local onde ocorre, podendo ocorrer comichão, aparecimento de manchas vermelhas na pele e alterações na cor e forma da unha, por exemplo, no caso de micose nos dedos ou dedos do pé.
Como é feito o tratamento: O tratamento da micose deve ser indicado por um dermatologista e geralmente é feito com pomadas, cremes ou medicamentos orais para combater o fungo e varia de acordo com a localização da micose. Conheça os medicamentos para doenças de pele.
5. Toxoplasmose
A toxoplasmose, também conhecida como doença felina, é uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que pode ser transmitida pela ingestão de alimentos contaminados com o parasita, consumo de leite não pasteurizado, transfusões de sangue ou transmissão vertical, quando a gestante adquire a doença e não não receber tratamento adequado, resultando em infecção da criança.
Na estação chuvosa, os casos dessa doença podem aumentar devido ao fato de facilitar a disseminação desse parasita e o contato com alimentos e água contaminados. Leia mais sobre a toxoplasmose e como preveni-la.
Principais sintomas: Os sintomas costumam aparecer de 5 a 20 dias após o contato com o parasita e podem incluir água no corpo, febre, dores musculares, manchas vermelhas pelo corpo, problemas de visão e dores de cabeça.
Como é feito o tratamento: O tratamento da toxoplasmose varia de acordo com a gravidade dos sintomas, sendo recomendado o uso de medicamentos para eliminar o parasita, como a espiramicina.
6. Febre tifóide
A febre tifóide é uma doença infecciosa causada pela bactéria Salmonella typhi, que pode ser encontrada em ambientes com más condições sanitárias e higiênicas. A transmissão da febre tifóide ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados ou contato direto com uma pessoa portadora da doença.
Principais sintomas: Os principais sintomas da febre tifóide são febre alta, perda de apetite, aumento do baço, aparecimento de pontos vermelhos na pele, dor de estômago, calafrios, mal-estar e tosse seca, por exemplo.
Como é feito o tratamento: O tratamento da febre tifóide pode ser feito em casa conforme indicação do médico, sendo geralmente indicado, por exemplo, além do repouso, dieta hipocalórica e hiperlipídica, uso de o antibiótico Cloranfenicol. ingestão de fluidos.
7. Hepatite
Alguns tipos de hepatite podem ser transmitidos durante a estação chuvosa, principalmente o vírus da hepatite A. A transmissão desse tipo de hepatite ocorre, além de alimentos ou fezes de pessoas contaminadas, por exemplo, pela ingestão de água contaminada com o vírus.
Além disso, esse tipo de hepatite é comum em locais com condições sanitárias e de higiene básica incertas, o que facilita a propagação do vírus, por exemplo, na época das chuvas.
Principais sintomas: Os sintomas da hepatite são semelhantes aos da gripe e podem incluir dor de cabeça, dor de garganta, tosse e náusea, que podem durar várias semanas. Saiba reconhecer os sintomas da hepatite A.
Saiba: Depressão: o que é, tipos, sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento
Como funciona o tratamento: O tratamento para hepatite A tem como objetivo aliviar os sintomas e ajudar o corpo a se recuperar mais rapidamente, além dos remédios anti-náusea, ele recomenda o uso de analgésicos como o Dipyron para reduzir a dor e a febre.
Como evitar doenças causadas por enchentes
Para evitar doenças comuns durante e após as enchentes, recomenda-se evitar o contato com a água, pois ela pode estar contaminada, e quando a água baixar, lavar tudo o que foi embebido em cloro, pois assim é possível eliminar eventuais microorganismos nocivos.
Mesmo nos dias posteriores às enchentes, é preciso usar repelente, beber apenas água clorada ou filtrada e comer alimentos que não tenham entrado em contato com a água suja da enchente.