Todos se lembram do primeiro amor juvenil: uma tempestade de emoções, sua cabeça gira, seus sentimentos transbordam. Os relacionamentos subsequentes não estão mais repletos de fogos de artifício tão brilhantes. Sim, e as prioridades mudam. Em vez de encontros noturnos, quero ir para a cama cedo, porque tenho que trabalhar amanhã. Por que isso acontece e é possível se apaixonar por uma pessoa de 35 a 40 anos ou de 15 a 20 anos?
Como se apaixonar pela psique e pelo corpo?
A condição que as pessoas descrevem como “frio na barriga” ou “asas crescendo” é na verdade causada por hormônios. Mas por que então não é de todos que você conhece? O fato é que antes do início dos processos hormonais os feromônios entram em ação.
Em primeiro lugar, as pessoas se percebem pelo cheiro. Se você gosta do cheiro, então uma pessoa é interessante. Os feromônios são substâncias voláteis sem odor específico, mas são perfeitamente lidas pelo sexo oposto. Quanto maior o nível de feromônios, mais atraente o parceiro parece. Os feromônios femininos são chamados de colina, os feromônios masculinos são chamados de androstenol.
Em seguida, a psique entra em ação. Ela avalia subconscientemente a aparência, sinais verbais e não verbais, hábitos, maneiras, hábitos. É assim que o cérebro procura características familiares no novo parceiro. Podem ser pais, ídolos, heróis de livros. Dependendo do seu próprio nível de desenvolvimento e consciência, o pensamento crítico é total ou parcialmente desligado. Isso torna difícil ver as deficiências do seu parceiro nos primeiros 3-5 meses.
Leia Também: 6 Métodos anticoncepcionais – Para prevenir gravidez
A próxima etapa desencadeia um boom hormonal. Desde o primeiro contato até o primeiro beijo ou toque, a feniletilamina atua. Proporciona uma onda de força, vigor e uma sensação de elevação emocional. Mas tira o sono e o apetite. Um pouco mais tarde, a adrenalina entra em ação. Como você sabe que está funcionando? Suas pernas cederam, suas palmas suaram e, em vez de uma fala consistente, você saiu com bagagens. Quando a simpatia recíproca é recebida do objeto de afeto, ocorre uma nova injeção de hormônios. A dopamina e a endorfina criam uma sensação de felicidade, euforia e levantam o ânimo. Eles estimulam o desejo sexual, fazem você se sentir enérgico e literalmente “movendo montanhas”. Logo a oxitocina também entra em ação. Isso é pedir a um parceiro e bloquear o cortisol, o hormônio do estresse. Quando uma tempestade emocional se acalma um pouco, a serotonina entra em ação. Melhora a estabilidade emocional e o foco nas atividades diárias.
E o efeito é completado pela vasopressina, responsável pelo apego ao parceiro e pela vontade de cuidar dele.
Os psicólogos dizem: para se apaixonar, você precisa estar pronto para conhecer sua alma gêmea em potencial. O hemisfério esquerdo do cérebro é responsável por isso. Mas a direita tende a conseguir tudo de forma negativa. No momento de se apaixonar, a esquerda simplesmente desliga a ligação com a direita, para não estragar a imagem e as fantasias criadas na cabeça ao ver um parceiro. Com a idade, a operação de “desligamento” funciona cada vez pior.
Esta é a característica de se apaixonar. Mas como você pode se apaixonar por uma pessoa se sua idade já ultrapassou os trinta e suas emoções deixaram de existir? Como fazer com que os hemisférios do cérebro voltem a funcionar harmoniosamente? Nós vamos descobrir.
Apaixonar-se e tempo
Conforme você envelhece, há cada vez menos espaço na vida para o romance. Mas uma pessoa ganha experiência. Incluindo experiência de relacionamento. É isso que impede você de se apaixonar na idade adulta. O hemisfério direito já está disponível para cada parceiro potencial do ponto de vista de redes experientes. Quanto mais experiência, mais “escrupuloso” o cérebro está em relação à escolha.
Ao mesmo tempo, surge uma imagem do “ideal”. E como você sabe, não há nada ideal no mundo. Ao encaixar pessoas reais em uma imagem fictícia, você reduz drasticamente as chances de se apaixonar novamente.
Como resultado, acontece algo assim: você gosta do seu parceiro, é interessante passar um tempo com ele, mas não há efeito “uau”. Ele está bloqueado pela experiência e por uma conexão forte entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro.
É possível contornar essas armadilhas e sentir o friozinho na barriga novamente? É possível, mas exigirá algum esforço.
Como se abrir novamente aos sentimentos?
O ritmo de vida moderno também contribui para a tentativa de uma pessoa encontrar uma alma gêmea. Trabalho, cuidado e responsabilidade com os entes queridos, o estresse diário torna as pessoas secas, rígidas e com medo de novos relacionamentos. E apaixonar-se muitas vezes é arrependido. Às vezes, para se apaixonar, basta sintonizar o comprimento da onda certa.
1. Não seja pessimista
Você pode não acreditar na influência dos pensamentos na realidade, mas os fatos provam o contrário. O pessimismo e a indiferença nunca levaram ninguém ao resultado desejado.
Antes do próximo encontro, você não deve ouvir o seu interior “nerd”. Tente lembrar quando e por que surgiram pensamentos negativos. Talvez tenham sido ditadas por um dos pais, por exemplo, uma mãe-escrava? Ou uma ex-namorada cujas expectativas em relação a você não foi atendida? Você precisa ser capaz de encontrar o grão inicial dessa negatividade e depois abandoná-la, corrigindo-a por uma atitude positiva:
“Tenho um forte carisma” em vez de “Sou um perdedor grisalho”
“Gosto de mim e das mulheres” em vez de “sou feio”
“Definitivamente encontrarei aquele” em vez de “Quem precisa de mim?” No início será difícil superar atitudes negativas, mas com o tempo vai dar certo, fique tranquilo.
2. Encontre e trabalhe em mecanismos de defesa
Pense nisso: a experiência traumática de um relacionamento passado não está impedindo você de encontrar um novo parceiro? O trauma cria uma barreira protetora que impede você de se abrir e confiar novamente. Isto é bom. Mas para permitir que os sentimentos se desenvolvam, você precisa afrouxar a barreira e permitir-se ser vulnerável. Apvorante? Claro. Tente fazer isso gradualmente, pois a saída da barricada não será tão abrupta.
Tente aprender com situações passadas e não repita erros antigos. Por exemplo, você tinha medo de contar a uma garota por sua paixão, porque não sabia ao certo se ela se retribuiria. Ao conhecer um novo parceiro em potencial, cuide da sua área de responsabilidade e não reivindique a de outra pessoa. Cada pessoa tem suas opiniões e desejos. O fato de poderem não coincidir com o seu é normal e natural.
3. Seja honesto e aberto
Talvez em um relacionamento passado você tenha pensado em parecer alguém que não era por medo de abandono ou isolamento. Não faça assim. A verdade veio à tona mais cedo ou mais tarde. E isso só vai piorar as coisas.
Confiança, transparência e abertura são as principais chaves para se apaixonar por alguém. Vale a pena distinguir entre abertura e franqueza. Estas são coisas diferentes. Fale abertamente sobre suas opiniões, antecedentes, valores, preferências, sentimentos, pensamentos. As meninas apreciam muito os caras que não envelhecem como “alfas” e gostam de conversar sem máscaras ou fingimentos.
Ao mesmo tempo, “suavize” tópicos desconfortáveis ou apresente-se para discuti-los na próxima reunião.
4. O fracasso não é o fim do mundo.
Todo homem já fez recusas: sem namoro, sem relacionamentos, sem sexo. Vale a pena entender que “não” é uma variante da norma. Isso não significa que há algo errado com você. Acabei de pegar a pessoa errada.
Considerar as recusas como um incentivo para novas pesquisas. E por falar nisso, agradeça à garota pelo seu tempo de qualquer maneira. E quem sabe ela muda de ideia muito rapidamente. A polidez e o respeito pelos limites pessoais funcionam muito bem onde a elegante ou a aparência falham. Use o hack da vida, amigo, não me agradeça.
5. Aceite o imutável em você
Não existem pessoas perfeitas no mundo, então pare de fazer autocríticas e críticas aos seus braços, estômago, rosto e outras partes do corpo. Tente se aceitar e amar como você é, externa e internamente. Não é à toa que dizem que o amor próprio dá origem ao amor aos outros. Na verdade, é assim que funciona. Para facilitar, aqui estão alguns pensamentos motivadores:
Se você tem naturalmente um rosto redondo ou baixo, não vai mudar isso. Mas você pode praticar esportes e levar seu corpo à perfeição.
Não existem pessoas feias, apenas guarda-roupas erradas e um cabeleireiro ruim.
Permita-se apaixonar, assim como você se permite comer sua guloseima preferida no fim da semana.
6. Deixe as coisas acontecerem
A necessidade de controlar tudo em sua vida arruinou os relacionamentos de muitas pessoas. Em questões de relacionamentos e sentimentos, a pessoa tem um pouco controle. Lembre-se que nem mesmo o Gênio da Lâmpada pode fazer você se apaixonar por alguém ou fazer alguém te amar.
Expire, relaxe se a ansiedade tomar conta de você. Nada de ruim aconteceu se a nova paixão não for sua alma gêmea.
Muitas vezes acontece que uma pessoa atende a todos os critérios, tem uma aparência agradável, mas essa centelha não existe. Spoiler: é inútil arrancar isso de você mesmo. É melhor entender essas relações como experiência. Mais cedo ou mais tarde você encontrará a garota certa.
7. Desperte os sentidos com a música
Quase não há pessoas indiferentes à música. E isso se justifica, pois estimula as áreas profundas do cérebro, ajuda o corpo a combater o estresse, acalma ou motiva e ainda estimula a produção desses mesmos hormônios da lista acima – serotonina e prolactina.
Então, por que não criar um clima romântico com a ajuda de faixas paralelas? Isso não significa que você precise procurar uma coleção de canções de amor ou playlists com sucessos notórios de melodramas piegas.
O poder da música é a sua capacidade de “ancorar”, evocar memórias difíceis e encorajar sonhos dramáticos. Por exemplo, você conheceu seu primeiro amor no parque, em uma discoteca, nos anos 90. Tente recuperar o mesmo humor com a música certa.
Ou vice-versa. Lembre-se de qual cantor você gosta e deixe a voz dela soar em seus fones de ouvido e ajudá-lo a abrir seus sentimentos e o mundo para um novo amor.
6 receitas para se apaixonar
Lembra onde e como você se apaixonou antes? Na festa de um amigo, na escola, em um clube. À medida que envelhece, você prefere cada vez mais noites tranquilas a festas barulhentas; A escola e a faculdade já terminaram e seus amigos estão ocupados com a vida familiar. Onde então você pode conhecer garotas e se apaixonar por elas? Deixaremos o método para os mais desesperados – ficar no ranking com um papelão “Procurando minha amada” como último recurso. Enquanto isso, aqui estão 6 instruções práticas sobre onde ou como se apaixonar novamente por uma pessoa na idade adulta.
1. Viagem
Se estudarmos as estatísticas de namoro e amor em diferentes períodos, descobrimos que cerca de 40% deles ocorreram durante viagens e férias. A psicologia social demonstrou que a paixão pode ser estimulada por especificações específicas e específicas. Você entendeu? A viagem se enquadra perfeitamente nesses critérios.
Confira: 20 Dicas para se manter saudável
Você está triste por não ter ninguém com quem sair de férias? Não se preocupe, é melhor comprar a passagem para o litoral o mais rápido possível. Comece uma conversa leve com uma vizinha bonita no avião. Ou com um hóspede do hotel. Ou com uma garçonete animada em um café na praia. Existem mais uma dúzia desses “ou”. O principal é não ser tímido e não se preocupar com erros.
Ou talvez você esteja saindo de férias com um amigo de infância que nunca foi parceiro para um relacionamento? Então, é hora de olhar para isso de um novo ângulo. Talvez sua pessoa já exista há muito tempo, mas você simplesmente não a vê.
Agora nas grandes cidades há muitos passeios de fim de semana. Assim você pode desistir da natureza por um ou dois dias na alegre companhia dos mesmos aventureiros e viajantes cansados da agitação da cidade. E aqui a chance de conhecer novas pessoas surge naturalmente.
Resumindo, não desacelere e aproveite todas as oportunidades disponíveis nas férias. Mesmo que você não conheça ninguém (o que é improvável), provavelmente você se divertirá e relaxar ao máximo.
2. Expanda seu círculo de conexões
Uma busca desesperada por uma alma gêmea entre aqueles que o conhecem há metade da vida ou mais podem assustar até as namoradas mais devotadas. Na melhor das hipóteses você será considerado estranho e, na pior, preocupado.
Pare de dar pesadelos aos seus conhecidos e pense melhor em quantas garotas lindas e desconhecidas para você está por perto. Para se apaixonar, você precisa de intriga, novidade, impulso para explorar. Como aplicar esse conhecimento na prática?
Conheça uma garota que está longe de seu círculo de amigos, com um novo conjunto de interesses, profissão e objetivos. Sua comunicação se apegará fortemente a essa diferença, criando inicialmente extensas áreas de discussão.
Você pergunta: onde e como conhecer essas garotas? A resposta é se você está relaxado e sociável: no café, no trabalho, em eventos, na rua, na academia. Se você tem medo de dar o primeiro passo: através dos amigos, com a ajuda dos colegas. Para quem é muito tímido, sites e aplicativos de namoro ainda são relevantes.
3. Concentre-se em você mesmo
“O que isso tem a ver com isso?” – você pergunta. E você estará certo e errado ao mesmo tempo. Talvez sua vida pessoal não esteja dando certo porque você exige demais das meninas, mas você mesmo não atende a esses requisitos. Um problema comum para a maioria dos homens. Você quer um lindo, mas você mesmo tem barriga e é careca. Ela tem que cozinhar, trabalhar e cuidar de si mesma, e você faz uma coisa ou outra. A menina se formou na faculdade e tem nove turmas atrás dela. Não funciona assim. Você declara – cumpra.
Percorra a lista de seus pedidos a uma mulher a seu respeito. Talvez seja hora de perder peso e começar a correr pela manhã? Ou finalmente está tudo bem em cortar o cabelo? Ou leia pelo menos alguns livros de clássicos escolares?
Uma garota nunca amará alguém que não é nada como homem e como pessoa. São apenas nos contos de fadas que a preguiçosa e desleixada Emelya recebe o ouro e a filha real com um estalar de dedos.
Na verdade, todo mundo quer beleza, cuidado e erudição. Portanto, deixe o gênero feminino em paz e olhe mais de perto para si mesmo por todos os lados. Mantendo a persistência nesse assunto, você logo notará que as meninas começarão um olhar para você de maneira diferente.
4. Libertação corporal
Está provado que existe uma ligação direta entre flexibilidade da mente e do corpo. Pessoas que praticam ginástica, dança, ioga e terapia corporal são dotadas de pensamentos mais vivos, um maravilhoso senso de humor e capacidade de ouvir.
Novamente, você não entende como isso irá ajudá-lo em questões de se apaixonar? Você realmente não entende. Ao compreender o seu corpo e melhorá-lo, desaparece a barreira que o impede de se apaixonar e de expressar abertamente os seus sentimentos. Aqui você matará dois (se não três) coelhos com uma cajadada só. Você melhorará seu condicionamento físico, sua moral e talvez faça novas amizades. Se você estuda em um círculo de pessoas que pensam como você.
5. Aventura em vez de encontro
Você se lembra de ter se apaixonado em naturalidade? Este fato pode ser aplicado com habilidade no primeiro encontro. Quando se transforma em uma aventura emocionante, os eventos se desenrolam muito mais interessantes do que o padrão “reunião-parque-restaurante-casa”.
Digamos que você já tenha uma juventude em mente. Dê a ela uma surpresa – uma viagem para uma missão assustadora ou um salto apoiado em um elástico. A adrenalina no sangue aumenta todos os sentimentos e sensações, tanto que mesmo as pessoas inicialmente indiferentes umas às outras começarão a sentir simpatia. Isso funciona usando o método “reverso”. É a adrenalina que dá origem a essas sensações estranhas no corpo ao ver o objeto dos suspiros – formigamento na coluna, “frio na barriga”, palmas das mãos suadas e olhos astutos. E por causa das aventuras do primeiro encontro, você vai levá-las do outro lado, mas no futuro a garota vai começar a associadas a você.
Só não se sobrecarregue, caso contrário a jovem sairá da missão chorando, cinzenta de medo e se odiando com cada fibra de sua alma.
6. Grupo de interesse
Certamente você possui talentos e habilidades que serão interessantes ou úteis para outras pessoas. Leitura, pintura, música, boxe e até ponto cruz. Agora, nas grandes cidades, existem master classes e clubes de interesse suficientes. Onde se reúnem pessoas que não são indiferentes a esta ou aquela atividade. Nessas reuniões, há uma grande probabilidade de encontrar sua alma gêmea. Afinal, você já possui pelo menos um vetor comum. É aqui que é seguro iniciar uma conversa.
E se você ainda não tem um hobby interessante, é hora de encontrá-lo. Ao procurar algo que você goste, você tem todas as chances de encontrar sua alma gêmea.
Qual é o seu parceiro ideal?
As projeções mentais relativas à realidade – este é um fato planejado e comprovado. Talvez o mundo simplesmente não consiga conectar você com uma garota certa porque você simplesmente não sabe de quem precisa? Determine mentalmente, ou melhor ainda, anote todas as características do seu parceiro preferido, suas características, aparência, caráter, idade, etc. Descreva seus sentimentos um pelo outro. O próprio fato de registrar essas informações já foi obtido a funcionar.
Se você não acredita em mim, experimente esta técnica e veja como o mundo cuidará do seu pedido. Outra coisa é QUANDO ele cuida disso. Você não deve “ordenar” ao mundo uma jovem irrealista ou que nunca prestará atenção em você. Sonhe, mas permaneça realista. Megan Fox não vai morar com o enviador Vasya em Lower Dubki. Mas se Vasya começou a se desenvolver pessoal e profissionalmente. Então, algum dia ele conhecerá uma garota do nível de Megan. Isso também.
Conselho
No caminho para construir relacionamentos fortes baseados no amor e no respeito mútuo, você corre o risco de cometer muitos erros que acabarão por afastar de você um parceiro adequado. Como se apaixonar por uma pessoa e fazer tudo certo? Veja as respostas abaixo:
Apaixonar-se não surge necessariamente no primeiro encontro. Às vezes, são necessários vários encontros para que ambas as pessoas resolvam seus sentimentos. Não apresse as coisas, não a pressão, seja paciente e contida. Afinal, não é verdade que você terá “sorte” na primeira tentativa.
Não tenha pressa em se apaixonar por uma garota se ela for atraente, educada e amigável com você. É possível que isso seja apenas uma boa educação que você considere simpatia.
Não leve as reuniões muito a sério e trate tudo de uma pessoa. Mas uma atitude descuidada também não é aceitável.Fique relaxado, mas mantenha o curso. Com pressão você só vai assustar a garota, e com indiferença você vai ofendê-la. Mantenha seu equilíbrio.
Não projete a dor de um relacionamento passado em um novo conhecido. Ela não tem culpa pelo que aconteceu e não precisa responder por isso. Deixe o passado de lado e deixe o presente curar suas feridas.
Se você já tentou de tudo, mas não conseguiu se apaixonar, então é hora de procurar um psicólogo para remover as atitudes internas que bloqueiam os sentimentos.
O amor é um sentimento incrível. Não tenha medo de se apaixonar novamente e mergulhar em toda a piscina de sentimentos.