Como meditar em casa – 5 Passos para iniciantes

Updated on:

Como meditar em casa

A meditação é uma prática antiga que envolve concentração. Aumenta a consciência, promove o relaxamento, reduz o estresse e a ansiedade e melhora o bem-estar. Também é bom para sua saúde física.

Se você deseja começar a meditar, sua casa é um ótimo lugar para começar, diz o instrutor de ioga e professor de meditação certificado Seth Strauss.

Este artigo explora os tipos de meditação que você pode experimentar, saberá como meditar em casa e dicas sobre como começar.

Como meditar em casa

Strauss compartilha alguns passos para começar a meditar em casa. Eles são descritos abaixo

Encontre um lugar confortável

Encontre uma zona de conforto em sua casa que não tenha muitas distrações. Pode ser colocado em qualquer lugar – sua cadeira favorita, sofá, canto da casa, quarto ou cama. Você pode se deitar se quiser; no entanto, ficar parado pode ajudar a evitar que você adormeça – o ideal é que você esteja relaxado, mas alerta.

Saiba: Como meditar para iniciantes |→15 Dicas, incríveis

Ajuda meditar no mesmo lugar todos os dias, se possível. Isso ajuda seu cérebro a formar novos hábitos saudáveis.

Definir lembrete diário

É útil definir lembretes de meditação no mesmo horário todos os dias. Isso pode ajudá-lo a criar hábitos duradouros.

Dê passos de bebê

É preciso muita prática e paciência para se concentrar em uma coisa de cada vez. Portanto, é recomendável que você dê pequenos passos no início. Tente meditações mais curtas primeiro e vá subindo para meditações mais longas.

Leia Também:  5 Dicas infalíveis para emagrecer rápido-Soficia

Não há um período de tempo definido após o qual você deve começar a fazer meditações mais longas; isso varia de pessoa para pessoa. Portanto, respeite sua jornada e leve seu tempo.

Experimente diferentes tipos de meditação

Os tipos de meditação são infinitos, e o que funciona melhor para uma pessoa pode não funcionar para outra, e tudo bem. Reserve algum tempo para explorar diferentes tipos de meditação para ver qual funciona melhor para você.

Seja bom para si mesmo

Embora a prática da meditação seja simples, não é fácil e não ficará mais fácil com o tempo. Às vezes a mente está mais calma, às vezes não para de tagarelar e às vezes está em algum lugar no meio. Isto é normal. É importante entender onde você está naquele momento e aceitar o que está à sua frente com gentileza.

Tipos de meditação que você pode experimentar em casa

Strauss sugere que você pode tentar alguns tipos de meditação em casa para começar. Vamos dar uma olhada neles para que você possa começar uma prática de meditação em casa.

Amável bondade

Esta prática é uma ótima maneira de desenvolver compaixão por si mesmo e pelos outros. A meditação da bondade amorosa abre seu coração e ajuda você a ver como estamos todos interconectados.

Saiba: O que é meditação mindfulness – Soficia

Nesta forma de meditação, você é orientado a servir as diferentes pessoas em sua vida – você mesmo, alguém próximo a você, alguém neutro aquele com quem você tem dificuldade e todos os seres em todos os lugares – expresse as bênçãos do amor por meio de uma série de frases.

Leia Também:  O que é Sarampo: causas, sintomas, prevenção, tratamento e vacinação

Você pode dizer algo como: “Desejo-lhe saúde. Que você seja feliz. Que você esteja seguro. Que você viva em paz.”

Varredura corporal

Esta prática é uma ótima maneira de fortalecer a conexão mente-corpo. Não somos ensinados a perceber como nossos corpos se sentem; no entanto, podemos aprender muito quando prestamos atenção em nossos corpos.

Em uma meditação de varredura corporal, muitas vezes você é guiado a varrer suavemente seu corpo do topo da cabeça aos dedos dos pés.

Você notará rapidamente áreas comuns do corpo que tendem a ficar tensas e receberá as ferramentas para ajudar o corpo e o sistema nervoso a relaxar.

Concentrado

Uma das práticas de meditação mais comuns é o foco. Essa forma de meditação envolve focar em uma coisa, como sua respiração, sons em seu ambiente, uma frase, uma vela ou seu corpo.

Quando você começa a se concentrar em uma coisa, logo notará a rapidez com que sua mente assume o controle e começa a pensar. Isto é normal. Quando isso acontecer, confie em si mesmo para perceber e retornar à sua âncora de atenção. Traga a mente de volta com a frequência com que ela vagueia. Essa é a prática da meditação.

Benefícios da meditação

De acordo com Strauss, a meditação tem muitos benefícios, incluindo:

Reduza o estresse e a ansiedade: em vez de ruminar sobre o que aconteceu no passado ou se preocupar com o que não aconteceu no futuro, a meditação ensina ferramentas que permitem que você se concentre no momento presente sem julgamento.

Fortalece os relacionamentos: a meditação pode ajudá-lo a desenvolver mais compaixão e paciência com todos os seres, não apenas com aqueles mais próximos de você. A melhor parte é que você inspira outras pessoas a fazerem o mesmo.

Leia Também:  Tosse: o que é, causas, tipos, tratamento e prevenção

Aumente a produtividade e a criatividade: Você já teve uma ótima ideia enquanto tomava banho ou escovava os dentes? Quando você se dá tempo para parar e respirar, praticar meditação pode aumentar sua produtividade e criatividade.

Melhora a saúde do coração: A meditação pode melhorar a saúde do coração diminuindo a pressão arterial, reduzindo o estresse, ajudando a parar de fumar e ajudando a tratar outros marcadores de doenças cardíacas, como resistência à insulina e síndrome metabólica.

Fortalece seu sistema imunológico: uma prática de meditação ajuda a fortalecer sua conexão mente-corpo. A meditação, por outro lado, permite que você ouça o feedback do seu corpo e ensina como se autorregular.

Beneficia seu cérebro: O fascinante da meditação é sua capacidade de reprogramar seu cérebro. Esse conceito é chamado de neuroplasticidade, e você pode substituir velhos hábitos improdutivos por novos de suporte.

Deixe um comentário